Nesta página eu apresento vários links para vídeos relacionados a assuntos de interesse público, histórico e político nacional e internacional. A página foi reconstruída a partir de 17 de maio de 2020. Vale destacar que estes vídeos que independentemente de quaisquer posições pessoais, são recomendados por Rui Tavares Maluf tanto a clientes quanto aos seus alunos e demais públicos interessados como importantes para a formação política sobre temas contemporâneos e históricos do Brasil, quanto internacional. A página será alimentada paulatinamente e substitui a anterior que apresentou em meses mais recentes problemas de configurações.


Vídeos de Documentos da História do Brasil e Internacional e análises políticas
LÍDERES POLÍTICOS BRASILEIROS PERÍODOS DA HISTÓRIA DO BRASIL
ADEMAR DE BARROS

No dia 6 de junho de 2018, completou-se 52 anos da cassação do governador de São Paulo, Ademar de Barros pelo regime militar ainda em sua primeira fase quando o Brasil era governado o marechal Humberto Castelo Branco. Ademar, que foi um dos maiores entusiastas da deposição do então presidente João Goulart, em pouco tempo começou a criticar o regime e cobrar a realização de eleições diretas para presidente e a renúncia de Castelo. Vale a pena assistir a breve alocução do então mandatário paulista falando sobre a escolha de eventual candidato de seu partido, o Partido Social Progresista (PSP), em cena que tem como abertura marchinha da campanha de Ademar.

REVOLUÇÃO DE 1930 (1930-1945)

Assita ao documentário de Silvio Back, de 1980

CARLOS LACERDA (1914-1977)

Lacerda foi um dos personagens mais emblemáticos da chamada República Liberal de 1946. Jornalista, editor, político, ex-deputado federal pelo extinto estado da Guanabara e ex-governador da Guanabara, se constituiu em um dos mais ardorosos membros da extinta União Democrática Nacional (UDN). Lacerda fez dura oposição aos governos de Getúlio Vargas, Juscelino Kubtischek e João Goulart, defendendo sua deposição pelos militares em 1964 em nome da luta anti-comunista (ele que começou a sua trajetória como comunista). Na entrevista que Processo & Decisão sugere a você acompanhar (pouco antes do Ato Institucional n-5), ele fala da Frente Ampla, iniciativa política na qual ele se aliou ao exilado ex-presidente João Goulart e ao ex-presidente Juscelino Kubitschek. Trata-se de documento histórico de alta relevância no qual ele se sente muito à vontade para explicar suas posições tão diferentes em um curto espaço de tempo. Ele afirma que em 1964 ajudou a depor João Goulart para impedir o comunismo e que agora a ele se aliaria para impedir que os militares subtraíssem os direitos do povo de eleger suas autoridades e de dar pretexto aos comunistas.

PERÍODO 1964-1985

Assista aos documentários relativos ao regime militar de 1964 e a transição para a democracia


RUI TAVARES MALUF


ANÁLISE POLÍTICA


Convido você a conhecer meu canal no Youtube no qual procuro tratar dos assuntos similares a muitos dos que eu próprio recomendo e relacionados a minha atividade profissional. Eventualmente também destaco algumas entrevistas na mídia impressa.

Comentário sobre avaliação do presidente Bolsonaro em agosto de 2020


Finalmente a Guiana conhece seu novo presidente


Comentário sobre a proposta de Reforma Judicial na Argentina


Secretário-Geral da ONU cobra órgão oficial da Guiana por resultados finais


Entrevista para o Canal de Marinilton Gotschall


Assista a decisão da Corte de Justiça do Caribe (CARICOM) sobre relatório das eleições da Guiana


Clique aqui para assistir aos comentários de Rui em vídeo de levantamento do Datafolha de 23 e 24 de junho de 2020 sobre Imagem do presidente Jair Bolsonaro.


Entrevista de Rui para a Revista Veja em Julho de 2020


Entrevista para a TV Câmara de S José do Rio Preto, concedida para o jornalista Alexandre Gama, em 8 de junho de 2020, por Skype


Análise do cenário político-eleitoral de 2018 pelo cientista político Rui Tavares Maluf, professor da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP). Em 20 de agosto de 2018 para o Programa É Notícia apresentado pela jornalista Amanda Klein


Série São Paulo

DOCUMENTÁRIOS DA HISTÓRIA DO BRASIL
  • Acompanhe o documentário sobre o ex-presidente João Goulart JANGO, produzido pelo cineasta Silvio Tendler

  • Assista ao documentário do cineasta Silvio Back A Revolução de 1930, produzido em 1980

  • Não perca o documentário sobre o ex-presidente Juscelino Kubitschek, produzido pela TV SENADO

ESCLARECIMENTOS

Neste espaço oferecemos ligações para vários documentários da história do Brasil, muitos dos quais já podem ser considerados parte de nossa própria história. Nem sempre as imagens estão em boas condições. Mesmo assim, vale a pena acompanhar. Mas é importante que o espectador não assista somente com a postura passiva, mas procure perceber os enquadramentos e opções do diretor. Claro que isso pressupõe algum interesse pelo conhecimento da história além que vá além do próprio filme.

OUTRAS ENTREVISTAS

Assista a entrevista do cientista político e historiador Jorge Caldeira para o Programa Roda Viva da TV Cultura, ocorrida em 5 de fevereiro de 2018. Dentre as importantes obra encontra-se A História da Riqueza no Brasil publicada em 2017.

SÃO PAULO

Comemorações do Quartocentenário de São Paulo