PROCESSO &mp DECISÃO CONSULTORIA P&D apoiando a FESP na disciplina de História . Segundo Semestre 2020
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DOCUMENTOS
Questões para orientar as aulas de História do Brasil
Um pouco mais de leitura?
Cronogramas
Cronograma da turma do Matutino
Cronograma da turma do Noturno
Trabalhos
Outros assuntos
As Constituições do Brasil, por Rui Tavares Maluf
Prezado aluno, a seguir você tem o plano de ensino de sua turma que foi distribuído em papel no primeiro dia de aula (mas que apresentavam algumas incogruências). Matutino. O plano é o mesmo para as duas turmas, mas o cronograma de atividades é diferente por dois fatores: 1) semana de início das aulas também foi diferente para as duas turmas; e 2) feriados caindo em dias diferentes.
HISTÓRIA DO BRASIL
“No equilíbrio entre as várias partes do livro, dei maior peso à fase que se inicia nos fins do século XIX e vai até os dias de hoje. Deliberadamente, à medida em que me aproximei da época atual, tratei de abrir maior espaço à narrativa enfatizando os acontecimentos políticos (...) Se dei maior ênfase ao período mais próximo de nossos dias foi porque ele se mostra em parte presente na nossa memória e porque incide diretamente nas opções da atualidade. Não há como negar que estamos mais interessados na significação do regime militar do que nas capitanias hereditárias”
(Boris Fausto, Introdução ao livro História do Brasil, Editora EDUSP)
PLANO DE ENSINO DA TURMA DO MATUTINO
I. IDENTIFICAÇÃO:
- DISCIPLINA: História do Brasil
- CARGA HORÁRIA: 72 Horas
- TURNOS: Matuino e Noturno
- CURSO: Sociologia e Política
- SEMESTRE: 4o SEM, 2020
- PROFESSOR: Rui Tavares Maluf
- TITULAÇÃO: Doutor em Ciência Política
- EMAIL: rtmaluf@uol.com.br
II. OBJETIVOS
A – Gerais do Semestre:
fornecer elementos teóricos e metodológicos para a compreensão das dinâmicas sociais, culturais e políticas que se desenvolveram a partir do processo de constituição do capitalismo, estabelecendo aproximações com a realidade brasileira;
B - Geral da disciplina
aprofundar o conhecimento dos alunos no campo das ideias, conceitos e teorias que fundamentam as Ciências Humanas e Sociais, examinados originalmente no primeiro semestre, associando-os aos eixos temáticos da cidade, direitos humanos, meio ambiente, de sorte a articulá-los às abordagens que estruturam as correntes da Historiografia;
C – Específico (s)
discorrer, interpretar e problematizar eventos e abordagens da História do Brasil, bem como analisar estas abordagens à luz das principais correntes historiográficas que impactaram e impactam a historiografia brasileira, e, ainda capacitar os alunos para a leitura da bibliografia da história do Brasil.
III. EMENTA
O curso abordará as principais questões políticas, econômicas, demográficas e sociais da História do Brasil a partir da chegada da Família Real em 1808, dando ênfase para os períodos que se inauguram com a chamada Revolução de 30, chegando até a redemocratização do Brasil, após a mais recente ditadura instaurada em 1964 e concluída institucionalmente com a promulgação de uma nova Constituição (1988) e da reintrodução da eleição direta para presidente da República (1989), enfocando, concomitantemente, a discussão sobre a história enquanto área do conhecimento científico e dos métodos empregados na produção do conhecimento.
IV. CONTEÚDO SELECIONADO
- Algumas abordagens da História do Brasil e suas interpretações sobre o desenvolvimento do País;
- Da chegada da Família Real e da Corte portuguesa ao Brasil em 1808, até a queda da Monarquia, em 1889;
- Primeira República (1889-1930). Contradições entre República e insuficiência de cidadania;
- Revolução de 30 e Estado Novo (1937-1945). Contradições da Ditadura e do Desenvolvimento Econômico e Social;
- A República Liberal de 46 (1946-1964). Liberalismo ou Desenvolvimentismo?;
- Ditadura de 1964 (1964-1985). Novas ou Velhas Contradições?;
- Redemocratização. Governo da Nova República e a Constituição de 1988.
V. METODOLOGIA
A – Métodos
O curso será ministrado sob a forma de aulas expositivas e dialogadas, calcado na preocupação de que os alunos possam conhecer efetivamente bem os principais acontecimentos históricos dos períodos em questão, bem como os conceitos mais utilizados, a fim de que as interpretações dos autores lidos possam ser bem aproveitadas. Tais aulas serão entremeadas de questões formuladas para os alunos procurarem discutir a partir da leitura previamente feita.
B – Recursos
- Basicamente a sala de aula com a formulação de questões antes do início da aula para orientar os alunos;
- Mapas (Mapa do Brasil e da América do Sul; físico-territorial ou político contemporâneo).
Basicamente a sala de aula;
Mapas (Mapa do Brasil e da América do Sul; físico-territorial ou político contemporâneo)
VI. AVALIAÇÃO
A avaliação da disciplina se dará com base em um trabalho individual extrasala com valor de quatro (4,0) pontos, uma (1) prova com consulta (presencial ou virtual) com valor de cinco (5,0) pontos, e um (1,0) ponto de proatividade resultante de participação oral e presença efetiva, a qual terá o valor de hum (1,0) ponto.
VII. BIBLIOGRAFIA
Observação:Observação: a bibliografia extra que o professor eventualmente venha a fazer uso estará disponível no sítio eletrônico www.processoedecisao.com.br/PD-FESP.htm
Básica
- CALDEIRA, Jorge. A História da Riqueza no Brasil. Editora Estação Brasil. 2017;
- FAUSTO, Boris. História do Brasil. 13 ed. São Paulo: EDUSP, 2008. Localização na biblioteca: 981 F268h;
- FAUSTO, Boris e DEVOTO, Fernando. Brasil e Argentina: um ensaio de história comparada (1850-2002). Localização na biblioteca: 981 F268b
Complementar
- LE GOFF, Jacques. A História Nova. São Paulo: Martins Fontes, 1990. Localização na biblioteca: 907.2 – L516h;
- MAXWELL, Kenneth. Chocolate, Piratas e Outros Malandros. São Paulo: Paz e Terra, 1999;
- OLIVEIRA, Eliézer Rizzo de. De Geisel a Collor. Campinas, SP: Papirus, 1994;
- SKIDMORE, Thomas. De Getúlio Vargas a Castelo Branco (1930-1964). 3ª ed. 1975. Localização na biblioteca: 981.06 S628B;
- SKIDMORE, Thomas. De Castelo a Tancredo (1964-1985). 3ª Edição. Localização na biblioteca: 981.06 S628br
VIII. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
As leituras registradas no espaço abaixo se referem a trechos ampliados. Porém, as que serão efetivamente solicitadas para as aulas e avaliações serão menores, mas extraídas de trechos que estão informados.
As leituras registradas no espaço abaixo se referem a trechos ampliados. As que serão efetivamente solicitadas para as aulas e avaliações serão menores, mas extraídas de trechos que estão informados.
Acesse o cronograma de atividades do Noturno
MATUTINO
- 1ª –14/08 - Recepção aos alunos e apresentação do Plano de Ensino;
- 2ª –21/08 - Brasil Império. Da chegada da Família ao Brasil ao Final da Regência (1808-1840). O Segundo Reinado (1841-1889) e a proclamação da República. Leitura: FAUSTO, Boris – O Primeiro Reinado (1822-1831), A Regência (18311840), e Segundo Reinado (1841-1889), capítulo do livro História do Brasil;
...e aqui texto Monarquia e República na construção do Estado no Brasil, por Rui Tavares Maluf
- 3º - 28/08 - A Primeira República (1ª Fase, os Militares) 1889-1894 Leitura: CALDEIRA, Jorge – 1889-1930. Primeira República. A Explosão do Crescimento. Da página 301 a página 326.;
- 4º - 04/09 - A Primeira República (2ª Fase, os Civis) 1894-1930 Leitura: CALDEIRA, Jorge – 1889-1930. Primeira República. A Explosão do Crescimento. Da página 466 a página 493.
- 5ª – 11/09 -O Processo Revolucionário de 1930 Leitura: FAUSTO, Boris – 7.6. O Processo Político (1930-1934), tópico do livro História do Brasil, tópico do livro História do Brasil. .
- 6º - 18/09 - ***Semana de Orientações***
- 7º - 25/09 - Revolução de 1930. Do Governo Provisório ao Golpe do Estado Novo (1930-1937) Leitura: FAUSTO, Boris – 7.6. O Processo Político (1930-1934), tópico do livro História do Brasil, tópico do livro História do Brasil. Ou CALDEIRA, Jorge – 1889-1930. Primeira República. A Explosão do Crescimento. Da página 525 a página 553.
- 8º - 02/10 - Revolução de 1930. O Estado Novo e a Redemocratização de 1945. Leitura: FAUSTO, Boris - 7.8. O Estado Novo (Leitura básica), e 7.9. As Mudanças ocorridas no Brasil entre 1920 e 1940, tópicos do livro História do Brasil, tópico do livro História do Brasil
- 9º 09/10 - O Brasil sob a Constituição de 1946. De Dutra a Juscelino Kubtischek (1946-1960); Leitura: FAUSTO, Boris - O Período Democrático (1945-1964), 8.1. A eleição de Dutra (Leitura básica), 8.2. A Constituição de 1946, e 8.3. O governo Dutra, tópicos do capítulo do livro História do Brasil; 8.4. O novo governo Vargas.
- 10ª – 16/10 - O Brasil sob a Constituição de 1946. Governos Jânio Quadros e João Goulart (1961-1964) Leitura: FAUSTO, Boris 8.5. A eleição de Juscelino Kubitschek (Leitura básica) e 8.6. O governo JK, 8.7. A sucessão presidencial, 88. O governo Jânio Quadros e a 8.9. A sucessão de Jânio, tópicos do capítulo do livro História do Brasil; 8.10. O Governo João Goulart; 9. O Regime Militar (1964-1985), 9.1. O Ato Institucional n. 1 e a repressão, 9.2. O governo Castelo Branco, tópicos do livro História do Brasil;
- 11ª – 23/10 - O Regime Militar e a Constituição de 1967. Governos Castelo Branco, Costa e Silva e Junta Militar (1964-1969) Leitura: FAUSTO, Boris – 9.2 O Governo Castelo Branco (Leitura básica); - 9.3. O Governo Costa e Silva; 9.4. A Junta Militar, 9.5. O governo Médici, tópicos do livro História do Brasil
- 12ª 30/10 O Regime Militar e a Constituição de 1967. Governos Médici, Geisel e Figueiredo (1969-1985) Leitura: 9.6. O governo Geisel (Leitura básica), tópico do livro História do Brasil; .6. O governo Geisel, tópico do livro História do Brasil. 9.7. O governo Figueiredo, 9.8. Caracterização do Regime Militar e 9.9. Morte de Tancredo Neves, tópicos do livro História do Brasil. 10. Completa-se a Transição: o governo Sarney (1985-1989) até 10.5. A transição avaliada, capítulo do livro História do Brasil)
***Data inicial para entrega do trabalho***
- 13ª- 06/11 - A Nova República e a Constituição de 1988. Leitura: a mesma da semana passada
- 14ª 13/11 - ***Seminário da FESPSP***
- 15ª 20/11 - A Nova República. De Fernando Collor a Jair Bolsonaro (1989-2018)
***Data final para entrega do trabalho***
- 16ª -27/11 - ***Prova com consulta***
- 17ª 04/12 - **Prova Substitutiva para quem não realizou a prova em sala**
- 18ª 11/12 - **Entrega de Notas**
- 19ª 18/12 - **Exame Final**
***
NOTURNO
- 1ª –11/08 - Recepção aos alunos e apresentação do Plano de Ensino;
- 2ª –18/08 - Brasil Império. Início do curso tratando do período que cobre a chegada da Família Real ao Brasil até o final da Regência (1808-1840). O Segundo Reinado (1841-1889) e a proclamação da República. Leitura: FAUSTO, Boris – O Primeiro Reinado (1822-1831), A Regência (18311840), e Segundo Reinado (1841-1889), capítulo do livro História do Brasil;
...e aqui texto Monarquia e República na construção do Estado no Brasil, por Rui Tavares Maluf
Ouça reproduçãode capítulo 23 do livro História da Riqueza no Brasil, de Jorge Caldeira
- 3ª –25/08 - A Primeira República (1ª Fase, os Militares) 1889-1894 Leitura: CALDEIRA, Jorge – 1889-1930. Primeira República. A Explosão do Crescimento. Da página 301 a página 466;
- 4º - 01/09 - A Primeira República (2ª Fase, os Civis) 1894-1930 Leitura: CALDEIRA, Jorge – 1889-1930. Primeira República. A Explosão do Crescimento. Da página 466 a página 590;
- 5º - 08/09 - O Processo Revolucionário de 1930 Leitura: FAUSTO, Boris – 7.6. O Processo Político (1930-1934), tópico do livro História do Brasil, tópico do livro História do Brasil;
- 6ª – 15/09 - ***Semana de Orientações***
- 7º - 22/09 - Revolução de 1930. Do Governo Provisório ao Golpe do Estado Novo (1930-1937) Leitura: FAUSTO, Boris – 7.6. O Processo Político (1930-1934), tópico do livro História do Brasil, tópico do livro História do Brasil. Ou CALDEIRA, Jorge – 1889-1930. Primeira República. A Explosão do Crescimento. Da página 525 a página 553.
- 8º - 29/09 -Revolução de 1930. O Estado Novo e a Redemocratização de 1945. Leitura: FAUSTO, Boris - 7.8. O Estado Novo (Leitura básica), e 7.9. As Mudanças ocorridas no Brasil entre 1920 e 1940, tópicos do livro História do Brasil, tópico do livro História do Brasil;
- 9º - 06/10 O Brasil sob a Constituição de 1946. De Dutra a Juscelino Kubtischek (1946-1960); Leitura: FAUSTO, Boris - O Período Democrático (1945-1964), 8.1. A eleição de Dutra (Leitura básica), 8.2. A Constituição de 1946, e 8.3. O governo Dutra, tópicos do capítulo do livro História do Brasil; 8.4. O novo governo Vargas.
- 10º - 13/10 - O Brasil sob a Constituição de 1946. Governos Jânio Quadros e João Goulart (1961-1964) Leitura: FAUSTO, Boris 8.5. A eleição de Juscelino Kubitschek (Leitura básica) e 8.6. O governo JK, 8.7. A sucessão presidencial, 88. O governo Jânio Quadros e a 8.9. A sucessão de Jânio, tópicos do capítulo do livro História do Brasil; 8.10. O Governo João Goulart; 9. O Regime Militar (1964-1985), 9.1. O Ato Institucional n. 1 e a repressão, 9.2. O governo Castelo Branco, tópicos do livro História do Brasil.. SKIDMORE;
- 11ª – 20/10 - O Regime Militar e a Constituição de 1967. Governos Castelo Branco, Costa e Silva e Junta Militar (1964-1969) Leitura: FAUSTO, Boris – 9.2 O Governo Castelo Branco (Leitura básica); - 9.3. O Governo Costa e Silva; 9.4. A Junta Militar, 9.5. O governo Médici, tópicos do livro História do Brasil;
- 12ª – 27/10 -- O Regime Militar e a Constituição de 1967. Governos Médici, Geisel e Figueiredo (1969-1985) Leitura: 9.6. O governo Geisel (Leitura básica), tópico do livro História do Brasil; .6. O governo Geisel, tópico do livro História do Brasil. 9.7. O governo Figueiredo, 9.8. Caracterização do Regime Militar e 9.9. Morte de Tancredo Neves, tópicos do livro História do Brasil. 10. Completa-se a Transição: o governo Sarney (1985-1989) até 10.5. A transição avaliada, capítulo do livro História do Brasil)
***Data inicial para entrega do trabalho***
- 13ª 03/11 A Nova República e a Constituição de 1988. Leitura: A mesma da semana passada;
- 14ª- 10/11 ***Seminário FESPSP***
- 15ª 17/11 - A Nova República e a Constituição de 1988. Leitura: A mesma da semana passada;
***Data final para entrega do trabalho***
- 16ª 24/11 - **Prova com consulta***
- 17ª -01/12 - **Prova Substitutiva** A Nova República e a Constituição de 1988. Leitura: FAUSTO, Boris – 9.9. Morte de Tancredo Neves, tópicos do livro História do Brasil. 10. Completa-se a Transição: o governo Sarney (1985-1989) até 10.5. A transição avaliada, capítulo do livro História do Brasil.
- 18ª 08/12 - **Entrega de Notas**
- 19ª 15/12 - **Exame final para quem não obteve a nota mínima de 6,0**
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CHEGADA DA FAMÍLIA REAL NO BRASIL E INDEPENDÊNCIA
Constituição de 1824 na íntegra e outros documentos
Retornar para o Plano de Ensino
Aula sobre a Primeira República
Constituição de 1891, primeira constituição Republicana
Censo de 1920. Indústria e Agricultura.
Presidentes da Primeira República (1889-1930)
Uma história da Constituição de 1934
Retornar para o Plano de Ensino
Conheça na íntegra a Constituição de 1937, outorgada por Getúlio Dorneles Vargas, com análise de Walter Costa Porto
Retornar para o Plano de Ensino
Se você deseja se aprofundar em determinados conhecimentos da História do Brasil sugiro uma bibliografia extra para a formação de sua bilioteca particular, ainda que represente uma gota em um oceano de produção de alta qualidade a qual se desdobra nos mais diferentes campos da historiografia como a historigrafia política, econômica, social, cultural, e dentro destas muitas de recortes focados em objetos estritos no tempo e espaço, por exemplo. Acrescentarei obras no transcorrer do curso. Uma ou outra destas sugestões não foi publicada como livro ou artigo. Aproveito para incluir fontes de consulta online, algumas das quais se constituem em centros de estudo e pesquisa disponibilizando informações sob a forma de verbetes bigoráficos e/ou temáticos. Procurei dividir as sugestões da seguinte maneira: GERAL, para livros que não prendem a um período ou a uma temática da história, e de acordo com os grandes períodos que marcam a vida do Brasil (IMPÉRIO, PRIMEIRA REPÚBLICA, REVOLUÇÃO DE 1930, REPÚBLICA DE 1946, REGIME AUTORITÁRIO DE 1964) destacando que no interior destes se encontram diferentes temáticas das quais os historiadores e outros estudiosos se ocuparam. Finalmente, tive por objetivo selecionar autores e obras que possam oferecer abordagens diversas.
A Primeira República também é conhecida como o período no qual vários movimentos sociais se desenvolvem com maior nitidez e grandeza quando comparados aos dos séculos anteriores (XVIII e XIX). Tais movimentos, se misturam nos grandes conflitos armados, como as Guerra de Canudos (1896-1897) e do Contestado (1914-1916). Assim sendo, procurei levar isso em conta na bibliografia extra sugerida.
Os livros do jornalista Elio Gaspari foram originalmente publicados espaçadamente no início dos anos 2000 (2002 e 2004) e os abaixo indicados foram publicados novamente em 2014 de uma só vez na forma de uma coleção chamada Ditadura. Mas podem ser obtidos de forma avulsa. Em linhas gerais os livros cobrem os períodos iniciais do regime autoritário, sua consolidação, enfraquecimento e transição para o regime democrático atualmente vigente.
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O valor máximo da nota deste primeiro trabalho é quatro (4,0) pontos.
Vide em Cronograma de Atividades das turmas do Noturno e Matutino. Trabalhos deverão ser entregues no período estipulado, sendo que o atraso implicará em desconto de um (1,0) ponto nas primeiras 24 horas, não sendo mais aceito depois disso.
O tema escolhido deverá ser algum dentre os conteúdos que estão sendo ministrados a partir da Chegada da Família Real até o Fim da Primeira República (1808-1930), e que possam ser relacionados às ESTATÍSTICAS DISPONÍVEIS sobre o século XIX e primeira metade do século XX.
O tema pode ser tratado de forma global ou específico por período. Acompanhe um exemplo:
A Questão Política no Brasil durante a Regência Seja este ou qualquer outro, será FUNDAMENTAL que o tema tenha ao menos um mínimo de congruência com as ESTATÍSTICAS DISPONÍVEIS.
As estatísticas possíveis podem ter os seguintes recortes:
História do Brasil, de Boris Fausto (obrigatoriamente) e/ou alguma fonte oficial (tal como IBGE, ou institutos de credibilidade) desde que disponibilize dados confiáveis. Sendo somente do historiador Boris Fausto, qualquer tabela dentre as de número 1 a 5 poderá ser utilizada. Você também poderá usar estatísticas dos dois (2) volumes do livro do historiador Edgar Carone (A República Velha), publicado pela DIFEL.
Se utilizar a tabela de FAUSTO, lembre-se de que numeração por ele empregada não deve ser a mesma que a sua, embora você deva informar corretamente as informações de onde a extraiu (não trate a tabela como sendo numeração sua)
BOA SORTE!!!!
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Aqui você tem as ligações para as Constituições do Brasil desde a primeira de 1824 até a presente de 1988
1891 (A primeira Constituição da Republica)
1934 (A Constituição da Revolução de 1930)
1937 (A Constituição do Estado Novo)
1946 (A Constituição pós Estado Novo)
1967 (A Constituição do Regime Autoritário de 1964)
1988 (A Constituição da Nova República)
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PROCESSO & DECISÃO CONSULTORIA P&D apoiando a FESP na disciplina de História . Segundo Semestre 2020