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Acompanhe análises e comentários do professor que podem ser eventualmente do seu interesse

DOCUMENTOS


Questões para orientar as aulas de História do Brasil

Leia as questões orientadoras


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As Constituições do Brasil, por Rui Tavares Maluf


As Constituições do Brasil




Prezado aluno, a seguir você tem o plano de ensino de sua turma que foi distribuído em papel no primeiro dia de aula (mas que apresentavam algumas incogruências). Matutino. O plano é o mesmo para as duas turmas, mas o cronograma de atividades é diferente por dois fatores: 1) semana de início das aulas também foi diferente para as duas turmas; e 2) feriados caindo em dias diferentes.


HISTÓRIA DO BRASIL

No equilíbrio entre as várias partes do livro, dei maior peso à fase que se inicia nos fins do século XIX e vai até os dias de hoje. Deliberadamente, à medida em que me aproximei da época atual, tratei de abrir maior espaço à narrativa enfatizando os acontecimentos políticos (...) Se dei maior ênfase ao período mais próximo de nossos dias foi porque ele se mostra em parte presente na nossa memória e porque incide diretamente nas opções da atualidade. Não há como negar que estamos mais interessados na significação do regime militar do que nas capitanias hereditárias”

(Boris Fausto, Introdução ao livro História do Brasil, Editora EDUSP)

PLANO DE ENSINO DA TURMA DO MATUTINO

I. IDENTIFICAÇÃO:

  1. DISCIPLINA: História do Brasil
  2. CARGA HORÁRIA: 72 Horas
  3. TURNOS: Matuino e Noturno
  4. CURSO: Sociologia e Política
  5. SEMESTRE: 4o SEM, 2020
  6. PROFESSOR: Rui Tavares Maluf
  7. TITULAÇÃO: Doutor em Ciência Política
  8. EMAIL: rtmaluf@uol.com.br

II. OBJETIVOS

A – Gerais do Semestre:

fornecer elementos teóricos e metodológicos para a compreensão das dinâmicas sociais, culturais e políticas que se desenvolveram a partir do processo de constituição do capitalismo, estabelecendo aproximações com a realidade brasileira;

B - Geral da disciplina

aprofundar o conhecimento dos alunos no campo das ideias, conceitos e teorias que fundamentam as Ciências Humanas e Sociais, examinados originalmente no primeiro semestre, associando-os aos eixos temáticos da cidade, direitos humanos, meio ambiente, de sorte a articulá-los às abordagens que estruturam as correntes da Historiografia;

C – Específico (s)

discorrer, interpretar e problematizar eventos e abordagens da História do Brasil, bem como analisar estas abordagens à luz das principais correntes historiográficas que impactaram e impactam a historiografia brasileira, e, ainda capacitar os alunos para a leitura da bibliografia da história do Brasil.

III. EMENTA

O curso abordará as principais questões políticas, econômicas, demográficas e sociais da História do Brasil a partir da chegada da Família Real em 1808, dando ênfase para os períodos que se inauguram com a chamada Revolução de 30, chegando até a redemocratização do Brasil, após a mais recente ditadura instaurada em 1964 e concluída institucionalmente com a promulgação de uma nova Constituição (1988) e da reintrodução da eleição direta para presidente da República (1989), enfocando, concomitantemente, a discussão sobre a história enquanto área do conhecimento científico e dos métodos empregados na produção do conhecimento.

IV. CONTEÚDO SELECIONADO

V. METODOLOGIA

A – Métodos

O curso será ministrado sob a forma de aulas expositivas e dialogadas, calcado na preocupação de que os alunos possam conhecer efetivamente bem os principais acontecimentos históricos dos períodos em questão, bem como os conceitos mais utilizados, a fim de que as interpretações dos autores lidos possam ser bem aproveitadas. Tais aulas serão entremeadas de questões formuladas para os alunos procurarem discutir a partir da leitura previamente feita.

B – Recursos

Basicamente a sala de aula;

Mapas (Mapa do Brasil e da América do Sul; físico-territorial ou político contemporâneo)

VI. AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se dará com base em um trabalho individual extrasala com valor de quatro (4,0) pontos, uma (1) prova com consulta (presencial ou virtual) com valor de cinco (5,0) pontos, e um (1,0) ponto de proatividade resultante de participação oral e presença efetiva, a qual terá o valor de hum (1,0) ponto.

VII. BIBLIOGRAFIA

Observação:Observação: a bibliografia extra que o professor eventualmente venha a fazer uso estará disponível no sítio eletrônico www.processoedecisao.com.br/PD-FESP.htm

Básica

  1. CALDEIRA, Jorge. A História da Riqueza no Brasil. Editora Estação Brasil. 2017;

  2. FAUSTO, Boris. História do Brasil. 13 ed. São Paulo: EDUSP, 2008. Localização na biblioteca: 981 F268h;

  3. FAUSTO, Boris e DEVOTO, Fernando. Brasil e Argentina: um ensaio de história comparada (1850-2002). Localização na biblioteca: 981 F268b

Complementar

  1. LE GOFF, Jacques. A História Nova. São Paulo: Martins Fontes, 1990. Localização na biblioteca: 907.2 – L516h;

  2. MAXWELL, Kenneth. Chocolate, Piratas e Outros Malandros. São Paulo: Paz e Terra, 1999;

  3. OLIVEIRA, Eliézer Rizzo de. De Geisel a Collor. Campinas, SP: Papirus, 1994;

  4. SKIDMORE, Thomas. De Getúlio Vargas a Castelo Branco (1930-1964). 3ª ed. 1975. Localização na biblioteca: 981.06 S628B;

  5. SKIDMORE, Thomas. De Castelo a Tancredo (1964-1985). 3ª Edição. Localização na biblioteca: 981.06 S628br

VIII. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

As leituras registradas no espaço abaixo se referem a trechos ampliados. Porém, as que serão efetivamente solicitadas para as aulas e avaliações serão menores, mas extraídas de trechos que estão informados.

As leituras registradas no espaço abaixo se referem a trechos ampliados. As que serão efetivamente solicitadas para as aulas e avaliações serão menores, mas extraídas de trechos que estão informados.


Acesse o cronograma de atividades do Noturno


MATUTINO


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NOTURNO



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QUESTÕES ORIENTADORAS


VINDA DA FAMILIA REAL
  1. A vinda para o Brasil da Família Real se explica somente como meio de escapar às tropas de Napoleão Bonaparte, imperador da França?

  2. O que muda na vida da Colônia com a chegada da Família Real?

  3. A abertura dos Portos do Brasil, assinada pelo príncipe Regente, Dom João VI, pouco depois de sua chegada a Salvador(BA) terá consequências econômicas importantes para o futuro imediato da colônia?

  4. A vinda da Família Real para o Brasil pode ser entendida somente como uma fuga das tropas de Napoleão Bonaparte?

  5. A Inconfidência Mineira, Conjuração Baiana e outros movimentos do final do século XVIII podem ser entendidos como fatores que contribuíram para a vinda da Família Real para o Brasil?

  6. A elevação do Brasil à condição do Reino Unido de Portugal e Algarve, por decreto real, teve consequências práticas para o Brasil?

CHEGADA DA FAMÍLIA REAL NO BRASIL E INDEPENDÊNCIA


BRASIL IMPÉRIO (1822-1889)

  1. Quais os elementos comuns e heteterogêneos (os principais) que marcam os 67 anos de Brasil Império?

  2. A Independência do Brasil é resultado de uma consciência nacional?

  3. Qual o significado de o primeiro imperador do Brasil ser de origem portuguesa?

  4. Quais os principais desafios que o novo País enfrentou nos primeiros anos após a Independência de Portugal?

  5. É possível afirmar que a Primeira Constituição do Brasil significou avanço político, econômico e social para o novo País?

  6. A Constituição de 1824 implicou no reconhecimento do Povo como Soberano?

  7. A Constituição de 1824 faz menção a ordem econômica escravocrata?

  8. Qual a explicação oferecida pelo historiador Boris Fausto para a renúncia de Dom Pedro I? Seria um gesto de quem reconhece a incapacidade de continuar governando e deseja assegurar a continuidade da Monarquia e para seu filho Pedro?

  9. A década da Regência é entendida somente como um hiato entre o Primeiro e o Segundo Império, ou traz aspectos políticos, econômicos e sociais relevantes?

  10. A Regência é um período único, com características político-institucionais homogêneas?

  11. Qual a principal explicação para a antecipação da maioridade de Pedro II e sua assunção ao trono antes do que seria esperado?

  12. O Segundo Império (1841-1889) dura quase meio século, estabilidade institucional muito distinta do Primeiro Império, com vida de somente oito anos e quase seis meses. Como explicar tão longo tempo em meio a uma época de grandes transformações sociais e econômicas no mundo?

  13. Há base nos fatos para afirmar que Dom Pedro II era pela Abolição da Escravidão, mas a maioria do Parlamento era defensora do sistema?

  14. A Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai (1865-1870) é considerada como um fato político que acarreta consequências para a Monarquia do Brasil?

  15. O Brasil Império durou 67 anos e dois meses aproximadamente e conviveu com a mão de obra escrava durante quase toda sua vigência. É possível ainda assim falar em mudanças econômicas e sociais no período?

  16. Há no capitulo sobre o Império, do livro do historiador Boris Fausto, alguma menção a respeito de modificação na legislação eleitoral, que possa ser considerada um avanço político-institucional?

Constituição de 1824 na íntegra e outros documentos


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Aula sobre a Primeira República


PRIMEIRA REPÚBLICA (1889-1930)

  1. A Primeira República (1889-1930) costuma ser chamada por seus críticos como a República do Café com Leite, República dos Coronéis, ou República Oligárquica (e ainda República Velha). Tais adjetivos podem ser entendidos como fiel interpretação do período de quarenta anos de vigência?

  2. Além da notória diferença formal entre Monarquia e República, é possível afirmar que a Constituição de 1890-91, a primeira da República, apresentou diferenças relevantes em relação a do Império?

  3. Qual era a extensão do direito de voto de acordo no texto da Constituição de 1891, e qual a garantia para que a vontade popular fosse observada?

  4. Qual o tamanho e variedade da imprensa do Brasil na época e como esta se relaciona com o poder político e econômico vigente?

  5. Diferentes movimentos sociais e políticos marcaram a Primeira República e por vezes são todos arrolados como indicadores da sua fragilidade político-institucional? É um método correto segundo o historiador Bóris Fausto?

  6. Se a República Velha é um perído considerado de atraso político, social e cultural, a Semana de Arte Moderna de 1922, e o surgimento do Partido Comunista do Brasil no mesmo ano, devem ser exceções?

  7. Qual o peso da economia cafeeira (em termos de volume de produção-exportação e de venda) no total da economia brasileira do Período?

  8. Quais são as principais marcas econômicas e políticas do fenômeno conhecido como Coronelismo?

  9. Como explicar o início da industrialização do Brasil nesse período com uma economia fortemente agrícola e baseada majoritariamente em um produto, o café?

  10. Como a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) afeta o Brasil? E, ainda: é possível dizer que este evento se caracteriza como um divisor da Primeira República?

  11. Quais as principais mudanças no plano internacional provocadas pelos resultados da Primeira Guerra Mundial, e como impactaram no Brasil?

  12. Como encaixar os presidentes de origem militar Deodoro da Fonseca, Floriano Peixoto e Hermes da Fonseca, além dos presidentes de fora do eixo Minas-São Paulo (Nilo Peçanha e Epitácio Pessoa), com a hegemonia dos estados de São Paulo e Minas Gerais?

  13. Os estados do Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro foram co-partícipes nas principais decisões que marcam a Primeira República?

  14. Getúlio Dorneles Vargas foi ministro da Fazenda do presidente Washington Luiz e elegeu-se presidente do Rio Grande do Sul com a simpatia dele. Em que medida, Vargas expressou a contestação ao sistema oligárquico vigente até então, se ele próprio era parte deste?


Constituição de 1891, primeira constituição Republicana


Censo de 1920. Instrução


Censo de 1920. Indústria e Agricultura.


Presidentes da Primeira República (1889-1930)



DA JUNTA REVOLUCIONÁRIA AO GOLPE DO ESTADO NOVO (1930-1937)

  1. Revolução é um termo adequado para tratar o movimento político em torno de Vargas que culminou com a queda do presidente Washington Luiz?

  2. Havia uma ideologia comum às forças políticas que fizeram a Revolução de 1930?

  3. Quais foram as mudanças de maior contundência trazidas pela Junta Revolucionária nos primeiros meses em que assumiu o poder?

  4. O primeiro grande período da primeira Era Vargas vai de novembro de 1930 a novembro de 1937 perfazendo sete anos. Há base nos fatos e na interpretação do autor para compreendê-lo como um período homogêneo?

  5. Mesmo o primeiro período tendo sete (7) anos, faz sentido se perguntar: não houve subperiodos relevantes?

  6. O quadro político-partidário continuou o mesmo da Primeira República?

  7. Quais as principais forças políticas que surgem no período e em que medida suas ideologias estão afinadas com o contexto internacional?

  8. Qual o destino das principais lideranças políticas que foram derrotadas pela Revolução de 1930?

  9. A Revolução Constitucionalista de 1932, um evento cuja iniciativa político-militar contra Vargas, partiu dos que haviam sido derrotados pela Revolução de 1930?

  10. A Revolução Constitucionalista de 1932 foi uma revolução?

  11. A realização das eleições constituintes de 1933 são o resultado do comprimisso assumido por Getúlio Vargas na Revolução de 1930, ou da Revolução Constitucionalista?

  12. A Constituição de 1934 foi a segunda da República e a terceira do Brasil independente. No que esta Carta Magna diferiu tão profundamente da anterior?

  13. Qual a principal justificativa adotada pelo governo do presidente Getúlio Vargas para desferir o golpe de novembro de 1937, implantando a ditadura do Estado Novo?


Uma história da Constituição de 1934


Leia a Constituição de 1934


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O ESTADO NOVO (1937-1945)

  1. Como definir o Estado Novo sob o ângulo institucional, político e ideológico?

  2. Qual a relação de Getúlio Vargas, que passou a ser ditador, com o Integralismo?

  3. Como se dá a política externa de Getúlio Vargas, considerando que o Estado Novo tem início pouco antes da eclosão da Segunda Guerra Mundial?

  4. As políticas de Brasil e Argentina seguiram as mesmas orientações em política externa?

  5. E a relação do governo Vargas com os países da América do Sul?

  6. Em que a Industrialização desta fase difere da que o Brasil vivera na Primeira República?

  7. É possível encontrar uma única explicação para a decisão de Getúlio Vargas entar na Segunda Guerra Mundial ao lado das forças aliadas?

  8. É razoável falar em contradição do Governo Vargas defendendo o mundo democrático enquanto no plano doméstico vigorava um regime autoritário muito severo?

  9. O retorno da Força Expedicionária Brasileira (FEB) da Europa pode ser entendido como um fator a enfraquecer o regime autoritário de Vargas?

  10. Quais as principais instituições internacionais que se formam pouco antes do final da Segunda Guerra Mundial, e como será a relação formal e política do Brasil com as mesmas?


Conheça na íntegra a Constituição de 1937, outorgada por Getúlio Dorneles Vargas, com análise de Walter Costa Porto




A REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE 1946 (1945-1964)


  1. Este novo período político que tem início no Brasil se dá mediante uma ruptura com o anterior?

  2. Como se desenvolve o contexto político internacional neste período e como isto impacta o Brasil nas relações exteriores?

  3. O que muda na cidade de São Paulo a partir do final dos anos 40?

  4. Quais as principais características da República Democrática de 1946, também chamada de República Liberal e/ou República Populista?

  5. A Constituição promulgada em 1946, quinta do Brasil independente e quarta do Brasil República, introduziu alterações significativas em relação às anteriores?

  6. A República Democratica de 1946 é marcada pela estabilidade política?

  7. Com a remoção de Getúlio Vargas do poder em outubro de 1945, é possível afirmar que este período que se inaugura apaga a influência do ex-ditador na vida brasileira?

  8. É possível afirmar que o sistema político partidário desenvolvido a partir de 1945 contribui para uma despersonalização da política, ou se dá o contrário?

  9. Quais as explicações para este período ser conhecido por duas defnições aparentemente antagônicas como República Liberal e República Populista?

  10. Quem são os atores políticos do período que estariam alinhados ao que os adversários e pesquisadores chamaram de Populismo?

  11. E quem foram os que se enquadrariam no espectro Liberal?

  12. Há base para afirmar que algum dos governos (presidentes) entre 1946 e 1964 tenham sido de oposição ao Getulismo?

  13. O desenvolvimento econômico destas quase duas décadas foi significativo para o Brasil?

  14. Qual foi o impacto da construção de Brasília e consequentente mudança da Capital Federal para a política e para a economica do País?

  15. Qual(is) a(s) explicação(ões) para ruptura do regime via um golpe militar que derrubou o presidente da República João Goulart?


A Constituição de 1946


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O REGIME AUTORITÁRIO MILITAR DE 1964 (1964-1985)
  1. O golpe de 1964 ocorre em meio ao mesmo contexto político internacional do período anterior?

  2. Quais as principais mudanças da Constituição de 1967, que pôs fim a de 1946, que seria a Constituição da Revolução de 1964?

  3. Qual a principal razão de os militares estarem agora à frente do processo político diferentemente de 1937, por exemplo, quando Vargas deu o golpe (auto-golpe) e os militares deram o aval?

  4. É possível afirmar que houve uma base doutrinária a levar os militares ao poder e sustentar o regime durante quase duas décadas?

  5. A política econômica desenvolvida no período foi uma só em suas linhas principais e isso resultou em uma brusca mudança com o período antecedente?

  6. Como explicar o regime autoritário convivendo com a realização de eleições diretas para vários cargos (exceção dos prefeitos das capitais a partir de 1966 e áreas de segurança nacional, governadores e presidente da República)?

  7. E o que dizer da existência de dois partidos políticos oficiais autorizados (ARENA, pró-regime, e MDB, oposição)?

  8. Todo o período do regime autoritário foi igual ou há diferenças relevantes?

  9. De quais forças se compunham a(s) oposição(ões) ao regime autoritário de 1964?

  10. Por quê os militares deixaram o poder se não havia qualquer ameaça pelas armas e nem a suposta ameaça do comunismo internacional havia desaparecido?


A Constituição de 1967


A REDEMOCRATIZAÇÃO DO PAÍS (1985-1990)

  1. Qual o grau de consenso entre as forças políticas civis que passaram a governar a partir de 1985?

  2. A política econômica a ser desenvolvida seria diferente da que era executada nos anos do regime militar?

  3. Qual foi o destino dos membros da Arena e do MDB, partidos criados nos anos do regime autoritário?

  4. Qual a participação política dos políticos de oposição que optaram pela luta armada contra o regime autoritário?

  5. O que se passou com os partidos comunistas?

  6. Qual a importância da Assembleia Nacional Constituinte que foi eleita em 1986 para a redemocratização do País?

A Constituição de 1988







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MAIS LEITURA

Se você deseja se aprofundar em determinados conhecimentos da História do Brasil sugiro uma bibliografia extra para a formação de sua bilioteca particular, ainda que represente uma gota em um oceano de produção de alta qualidade a qual se desdobra nos mais diferentes campos da historiografia como a historigrafia política, econômica, social, cultural, e dentro destas muitas de recortes focados em objetos estritos no tempo e espaço, por exemplo. Acrescentarei obras no transcorrer do curso. Uma ou outra destas sugestões não foi publicada como livro ou artigo. Aproveito para incluir fontes de consulta online, algumas das quais se constituem em centros de estudo e pesquisa disponibilizando informações sob a forma de verbetes bigoráficos e/ou temáticos. Procurei dividir as sugestões da seguinte maneira: GERAL, para livros que não prendem a um período ou a uma temática da história, e de acordo com os grandes períodos que marcam a vida do Brasil (IMPÉRIO, PRIMEIRA REPÚBLICA, REVOLUÇÃO DE 1930, REPÚBLICA DE 1946, REGIME AUTORITÁRIO DE 1964) destacando que no interior destes se encontram diferentes temáticas das quais os historiadores e outros estudiosos se ocuparam. Finalmente, tive por objetivo selecionar autores e obras que possam oferecer abordagens diversas.

GERAL


CORTE NO BRASIL, PRIMEIRO REINADO, REGÊNCIA E O SEGUNDO REINADO




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PRIMEIRA REPÚBLICA (1889-1930)

A Primeira República também é conhecida como o período no qual vários movimentos sociais se desenvolvem com maior nitidez e grandeza quando comparados aos dos séculos anteriores (XVIII e XIX). Tais movimentos, se misturam nos grandes conflitos armados, como as Guerra de Canudos (1896-1897) e do Contestado (1914-1916). Assim sendo, procurei levar isso em conta na bibliografia extra sugerida.



PÓS REVOLUÇÃO DE 1930


REGIME AUTORITÁRIO DE 1964


Os livros do jornalista Elio Gaspari foram originalmente publicados espaçadamente no início dos anos 2000 (2002 e 2004) e os abaixo indicados foram publicados novamente em 2014 de uma só vez na forma de uma coleção chamada Ditadura. Mas podem ser obtidos de forma avulsa. Em linhas gerais os livros cobrem os períodos iniciais do regime autoritário, sua consolidação, enfraquecimento e transição para o regime democrático atualmente vigente.


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TRABALHO EXTRA SALA


NOTA

O valor máximo da nota deste primeiro trabalho é quatro (4,0) pontos.

PRAZO DE ENTREGA:

Vide em Cronograma de Atividades das turmas do Noturno e Matutino. Trabalhos deverão ser entregues no período estipulado, sendo que o atraso implicará em desconto de um (1,0) ponto nas primeiras 24 horas, não sendo mais aceito depois disso.


TEMA DO TRABALHO:

O tema escolhido deverá ser algum dentre os conteúdos que estão sendo ministrados a partir da Chegada da Família Real até o Fim da Primeira República (1808-1930), e que possam ser relacionados às ESTATÍSTICAS DISPONÍVEIS sobre o século XIX e primeira metade do século XX.

O tema pode ser tratado de forma global ou específico por período. Acompanhe um exemplo:

A Questão Política no Brasil durante a Regência Seja este ou qualquer outro, será FUNDAMENTAL que o tema tenha ao menos um mínimo de congruência com as ESTATÍSTICAS DISPONÍVEIS.

As estatísticas possíveis podem ter os seguintes recortes:

  1. Exportações e Importações do Brasil (volumes e/ou participação relativa);

  2. Trabalho;

  3. Movimentos Sociais;

  4. Movimentos Políticos e/ ou Militares
  5. ;
  6. Mão de Obra Escrava (existente, e/ou dividida por setor de ocupação rural e/ou urbana);
  7. Industrialização; e

  8. População.

FONTE DA PESQUISA PARA O TRABALHO:

História do Brasil, de Boris Fausto (obrigatoriamente) e/ou alguma fonte oficial (tal como IBGE, ou institutos de credibilidade) desde que disponibilize dados confiáveis. Sendo somente do historiador Boris Fausto, qualquer tabela dentre as de número 1 a 5 poderá ser utilizada. Você também poderá usar estatísticas dos dois (2) volumes do livro do historiador Edgar Carone (A República Velha), publicado pela DIFEL.


INSTRUÇÕES:

  1. Dar um TÍTULO ao trabalho;

  2. Escrever um breve texto INTRODUTÓRIO (cerca de cinco linhas) sobre o tema que desenvolverá;

  3. Em seguida, elaborar uma questão na FORMA DE PERGUNTA (?) que esteja ligada ao que estamos estudando com a obra do historiador Boris Fausto;

  4. Desenvolver seu trabalho DIGITADO na forma de uma DISSERTAÇÃO (problematização) do tema escolhido, a qual se espera que tenha um tamanho aproximado de 40 linhas a 80 e cujo texto faça referência às informações contidas na tabela;

  5. INSERIR A TABELA que vier a utilizar no decorrer de seu texto (nem antes nem ao final) de maneira que o mesmo faça referência ao seu conteúdo ao longo de sua explanação. Caso a tabela por você utilizada (reelaborada) seja um resumo de uma tabela maior, você poderá deixar a maior em anexo, mas deverá manter o resumo tal como explicitei no início do parágrafo;

  6. O trabalho deverá informar ao final a BIBILOGRAFIA UTILIZADA (FAUSTO, Boris - História do Brasil de Boris Fausto, mesmo que se limite a obrigatória) e algum outro que desejar escolher.


ADENDO:

Se utilizar a tabela de FAUSTO, lembre-se de que numeração por ele empregada não deve ser a mesma que a sua, embora você deva informar corretamente as informações de onde a extraiu (não trate a tabela como sendo numeração sua)


BOA SORTE!!!!

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Aqui você tem as ligações para as Constituições do Brasil desde a primeira de 1824 até a presente de 1988


1824 (Brasil Império)


1891 (A primeira Constituição da Republica)


1934 (A Constituição da Revolução de 1930)


1937 (A Constituição do Estado Novo)


1946 (A Constituição pós Estado Novo)


1967 (A Constituição do Regime Autoritário de 1964)


1988 (A Constituição da Nova República)



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