PRINCIPAL QUEM SOMOS P&D IN ENGLISH MUNICÍPIOS ARTIGOS MUNICÍPIOS PESQUISAS AMÉRICA DO SUL OPIM FESP VIDEOS LINKS

INDICADORES DO PAÍS

Acompanhe os resumos das Votações do Congresso Nacional (CN)

Monitore os diversos indicadores do Brasil, baseados em grande medida no IBGE e outras fontes de credibilidade

Aqui você conhece ou relembra de diversos Indicadores políticos do Brasil

E também saber o câmbio das moedas na América do Sul

FRONTEIRAS DO BRASIL

Acompanhe aqui as informações sobre as fronteiras do Brasil.

SÍTIOS IMPORTANTES

Ligações para vários endereços oficiais e outros que podem ajudá-lo



ROLAR PARA BAIXO


Bandeira do Brasil


B R A S I L


RELAÇÕES BILATERAIS: LULA RECEBE NOBOA


Brasília (DF), 18 de agosto de 2025. Nesta segunda-feira, o presidente da República Luiz Inácio LULA da Silva (79) (PT) recebeu em visita oficial seu homólogo do Equador, DANIEL Roy-Gilchrist NOBOA Azim (37) que chegou ao País a convite do mandatário brasileiro a fim de estreitar laços com esta nação, a despeito das concepções políticas distintas de cada um destes chefes de estado. De acordo com informação oficial, a última visita de um presidente equatoriano ao Brasil ocorreu há 18 anos, ou seja, quando Lula se encontrava no final de seu segundo (2o) mandato.

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) distribuiu a Nota à Imprensa 375 que reproduziu a Declaração Conjunta subscrita por Lula e Noboa, envolvendo temas bilaterais, regionais, e internacionais. Se número é documento, a nota poderia ser considerada um sucesso, pois é redigida em nada menos que 54 tópicos, a ocasião pode ser considerada repleta de êxito.


De certa forma, documentos oficiais, especialmente no campo diplomático, podem oscilar entre formalidades sem quaisquer consequências sobre o teor do que está redigido até conterem decisões relevantes e que poderão gerar consequências concretas a curto e médio prazos. Abaixo, o leitor poderá encontrar a frequência de palavras isoladas e compostas citadas no texto, as quais poderão ajudá-lo, ou não, a interpretar o real significado deste documento. A declaração está vazada em 3.098 palavras, 18.002 caracteres sem espaço, 21.558 caracteres com espaços, 57 parágrafos e 217 linhas.

INDICADORES DE PALAVRAS DA NOTA CONJUNTA BRASIL-EQUADOR



PALAVRAS-CHAVES (TAGs) - América do Sul; Brasil-Equador; declaração conjunta; presidente do Brasil; presidente do Equador; presidente Lula; presidente Noboa; relações bilaterais; relações internacionais


Presidente veta integralmente aumento do número de deputados


Possível aumento nas distorções da representação popular


ELASTICIDADE MORAL


Câmara aprova acordo Brasil-Guiana


Acompanhe a Legislação federal de interesse político


Previdência Social e Mulheres: dois ministros empossados




PRESIDENTE LULA SANCIONA LEI DA LICENÇA AMBIENTAL COM 37 VETOS


Sexta-feira, 8 de agosto de 2025, Brasília (DF). Nesse dia, o presidente da República Luiz Inácio LULA da Silva (79) (PT) sancionou a Lei 15.190, que tal como define a desagradável redação da ementa "Dispõe sobre o licenciamento ambiental; regulamenta o inciso IV do § 1º do art. 225 da Constituição Federal; altera as Leis nºs 9.605, de 12 de fevereiro de 1998 (Lei dos Crimes Ambientais), 9.985, de 18 de julho de 2000, e 6.938, de 31 de agosto de 1981; revoga dispositivos das Leis nºs 7.661, de 16 de maio de 1988, e 11.428, de 22 de dezembro de 2006; e dá outras providências."

A lei, que em sua versão final aprovada e encaminhada pelo Congresso Nacional (CN) tem um texto vazado em 67 artigos, divididos em três (3) capitulos materializados em 56.582 caracteres sem espaço e 66.331 com espaço sofreu nada menos que 37 vetos, vetos estes já iniciados a partir de inciso do artigo 4o, chegando até o item III do artigo 66.

Os vetos precisam ser justificados, o que produziu um texto grande para dar solidez aos argumentos em cada uma das manifestações do presidente, fato este que gerou uma redação com nada menos que 36.211 caracteres sem espaços e 42.641. As partes vetadas são encamiandas ao poder legislativo para que este se posicione, o que dará muito trabalho não apenas pelas razões técnicas e da política ambiental, mas também pelo ambiente político altamente conflagrado, o qual piorou muito com a prisão do ex-presidente JAIR Messias BOLSONARO (70) (PL-RJ)

Os vetos apostos pelo presidente refletem a divisão de opiniões existentes no CN, na sociedade, e mesmo no seio do governo federal.


INDICADORES DA LEI 15.190





Página Inicial


Livro Eleições presidenciais na América do Sul, por Rui Tavares Maluf, publicado em 2025


Acesse endereços de instituições públicas

Retornar ao Menu